Fabricação

A JOG Vibratom produz a partir de materiais de boa qualidade e mão-de-obra qualificada e uma ampla pesquisa de construção dos instrumentos, que são utilizados desde a educação musical até o uso profissional.

A musicalização é uma responsabilidade de cada envolvido na comunidade musical brasileira e global.

Os materiais mais utilizados na JOG Vibratom são o alumínio e a madeira, utilizados nos teclados de percussão nas famílias:

Teclas de madeira – teclados de orquestra

Liras

Barras de alumínio são cortadas e afinadas individualmente a partir do desbaste em forma de arco (no verso da barra), percutidas com baquetas duras por músicos de bandas e fanfarras.

Metalofones Orff

As teclas são montadas de forma flexível, podendo ser usadas várias escalas, em caixas de ressonâncias construídas em madeira pinus com bom resultado acústico e decorativo.

Xilofones Orff

Da mesma forma dos metalofones, as teclas são construídas em madeira de modo similar à construção dos teclados de orquestra, logo abaixo:

Marimba e Xilofone de orquestra

A JOG Vibratom utiliza madeira de lei com excelentes qualidades especialmente selecionadas para a construção dos instrumentos musicais.

De início as tábuas de madeira são armazenadas para uma secagem eficiente, por um longo período de tempo. A secagem natural é mais apropriada para a construção do instrumento, para que a resposta sonora seja a melhor possível.

A partir dessa etapa a madeira é serrada em peças menores e sofre um processo de seleção para as regiões do teclado: graves, médios e agudos.

A madeira já dimensionada em barras na medida das teclas é empilhada para um tempo de descanso e estabilização.

Após o período de descanso, a madeira é trabalhada para criar o formato de arco, buscando a afinação de cada peça.

O processo de acabamento consiste no enceramento e polimento das peças. O enceramento não é meramente estético: a partir dele é possível proteger a madeira da absorção e liberação de umidade quando sujeita à climas de temperaturas extremas.

Vibrafone

Da mesma forma que a descrição anterior, para a construção do vibrafone as teclas são cortadas a partir de barras de alumínio em liga especial. Diferencia o fato da grande duração do sustain a utilização de um pedal abafador.

A afinação dos instrumentos segue de forma relativa à afinação do piano, assim como a distribuição das teclas.

Tubos de ressonância

Construídos a partir de alumino nos comprimentos apropriados e afinados através da introdução de uma tampa numa das extremidades do tubo. São montados em um suporte que agrupa os conjuntos de tubos.

Móveis / Estruturas

Os móveis são montados em madeira e metal. As barras horizontais de mesa recebem suportes de sustentação para o cordão que une as teclas do natural e sustenido, permitindo a retirada das teclas com grande praticidade.

Instrumentos desta qualidade necessitam de cuidados e precisão de transporte. A JOG Vibratom tem optado em construir estojos e cases em madeira e carpete com rodas e alças. Alguns músicos optam por adquirir bags para um menor volume.

Preparamos tudo isso para que você tenha o melhor instrumento musical. A JOG Vibratom constantemente busca a evolução, pois a quantidade e qualidade de madeiras brasileiras é enorme e ótima. Buscamos evoluir através do nossos parceiros, os próprios músicos, buscando atender sempre suas reivindicações e anseios.

  • Av. 13, 1109, Rio Claro/SP - CEP 13500-340

Desenvolvido por
© Jog Vibratom 2012